REBIO de Andradina
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
0
Espécies com foto:
0
Espécies com som:
0
Total de registros:
0
Total de fotos:
0
Total de sons:
0

Áreas de Observação

Reserva Biológica de Andradina

A Reserva Biológica de Andradina é uma unidade de conservação que ocupa a área de matas da Estação Experimental de Zootecnia de Andradina, do Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, órgão que a administra.

Localizada no município de Andradina, região noroeste do Estado de São Paulo, a unidade possui 168 hectares e ocupa área de Mata Atlântica de Interior ( Floresta Estacional Semidecidual ) em transição para a vegetação de Cerrado.

A altitude média é de 379 metros; o clima é tropical úmido com inverno seco; a média anual de precipitação pluvial é de 1200 mm e a temperatura média de 19°C para as mínimas e 30°C para as máximas.

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), a área “apesar ser relativamente pequena é a única de maior significado da região e apresenta uma enorme importância ecológica, abrigando espécies em extinção, como o pequeno primata sauá”.

Plano de Manejo e levantamentos de fauna e flora não foram encontrados na internet, mas, conforme se vê em relatórios do CBH-BT, “Animais como o sauá (pequeno primata ameaçado de extinção), o veado-catingueiro, o macaco-prego, o bugio, o tamanduá-mirim, a seriema, a maritaca e o tucano-azul (sic), são encontrados na reserva (Secretaria do Meio Ambiente, 1999)”.

História

A Estação Experimental de Andradina é órgão estadual cuja missão institucional é a pesquisa agropecuária. Na área ocupada por esse órgão há uma mata nativa que foi transformada em Reserva Biológica através da Lei nº 4.920, de 17 de dezembro de 1.985.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências